Cadastre-se em nossa newsletter
ACCCOM lança ações do Novembro Azul: Mês objetiva conscientizar sobre prevenção do câncer de próstata

 

 

 

 

 

 

       

 

 

        Criado na Austrália, em 2003, o Novembro Azul tem o objetivo alertar aos  homens para os riscos do câncer de próstata. A Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas novamente abraça esta causa e desenvolverá diversas atividades para alertar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata:

 

  • Dia 31 de outubro, quinta-feira, 18 horas, vai usar a cor azul em iluminações na Casa de Apoio e no Centro Oncológico, o que continuará por todo o mês.

 

  • Dia 1º de novembro, a partir das 8 horas, haverá lançamento para a comunidade do Novembro Azul na ACCCOM, em frente ao Hospital do Câncer. Na oportunidade, será lançada a camiseta alusiva à data; haverá fotografia de pacientes; presença de vários médicos; participação de dois super heróis, Homem Aranha e Capitão América; música com o saxofonista Fabiano Santos, café especial para pacientes oferecido pelo Instituto Felipe Vilela e Voluntariado ACCCOM; divulgação do Encontro de Motociclismo a ser realizado dia 23 de novembro até a cidade de Pimenta, nas margens do Lago de Furnas, onde o encontro acontecerá a partir das 8 horas.

 

  • A ACCCOM estará com as profissionais da Prevenção em palestras e orientações em diversas cidades durante todo o mês.

 

        Todas as ações seguem o mesmo propósito: criar oportunidade para desmistificar o câncer de próstata. Segundo os profissionais de saúde, ainda há muito preconceito contra o exame que detecta o câncer de próstata, motivo pelo qual a incidência dessa doença é alta. De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, são registrados mais de 50 mil novos casos por ano no Brasil e o número de mortes anuais é maior que 12 mil. Dr. Denny Veloso, urologista da ACCCOM, esclarece que a prevenção é fundamental, a partir dos 50 anos, toque retal e dosagem de proteína do sangue (PSA). Para aqueles homens com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, recomenda-se realizar estes exames a partir dos 45 anos, finaliza o urologista.

                

1º Encontro Motociclístico Novembro Azul fazendo poeira pela Vida

O encontro acontecerá no dia 23 de novembro, sábado, a partir das 8 horas, com a realização da ACCCOM. Haverão atividades diversas voltadas à saúde e conscientização da importância de se prevenir contra o câncer de próstata. Além disso haverá também muita diversão e show  com a banda de rock Black Borne. Uma caravana sairá de Divinópolis as 7 horas da manhã, da Praça do Santuário, quando sairão, também, os motociclistas. Será às margens do Lago de Furnas, em frente à Loja Maçônica Mestres do Lago, que apoia o evento juntamente com a Prefeitura Municipal de Pimenta, Prefeitura Municipal de Divinópolis, Exclusiva Veículos, Luiz Fotógrafo, CSSJD, Bodes do Asfalto Moto Clube Facção Oeste de Minas, Confraria dos Bodes, Cavalheiros de Aço do Oeste de Minas, Banda de Rock Black Borne, Barber Club Imagem Masculina, Fabiano Santos Sax, Sicoob Credipimenta e outros parceiros. A previsão é que prolongue até as 16 horas.

 

Dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer

Segundo o INCA, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. É o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. O exame de próstata chamado de toque retal e o PSA – Antígeno Prostático Específico – que é feito no sangue, os dois exames são de fundamental importância para a saúde do homem, por isso os exames preventivos são importantes: quanto mais cedo for detectado, maiores as chances de cura. A idade para esses exames, segundo o INCA, é a partir dos 50 anos, anualmente. Caso haja casos de câncer de próstata na família, os exames são recomendados a partir dos 45 anos ou antes, conforme a idade que os familiares tiveram a doença.

 

 Sobre o câncer de próstata

O que é a próstata e qual sua função?

Um órgão que só o homem possui, na forma de uma maçã, com o tamanho de uma noz, composto de vários lobos, localizado abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Sua função é produzir um líquido que é eliminado durante o ato sexual, juntamente com os espermatozoides, que mantém a vitalidade dos mesmos.

 

Que sintomas podem indicar um câncer de próstata?

Problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos; caso haja suspeita, os exames indicados são: toque retal e dosagem de proteína do sangue (PSA).

 

Ter um destes exames alterados implica em ter câncer de próstata?

Não. O toque retal identifica outros problemas além do câncer de próstata. O PSA tende a aumentar de acordo com o avanço da idade. Cerca de 75 a 80% dos homens com aumento do PSA não têm câncer de próstata.

 

O que um homem com sintomas e mais de 50 anos deve fazer?

Deve ir ao médico para investigar esses sintomas. Geralmente, não é câncer, mas somente o médico pode dizer o problema.

 

E os que têm mais de 50 anos, mas não apresentam qualquer sintoma?

O paciente e seu médico devem decidir. Alguns médicos recomendam a realização de toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, recomenda-se realizar estes exames a partir dos 45 anos. Somente o médico pode orientá-lo quanto aos riscos e benefícios da realização destes exames. Não existem evidências de que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens assintomáticos diminua a mortalidade por câncer de próstata.

 

O câncer de próstata pode ser prevenido?

Manter uma alimentação saudável, não fumar, fazer exercícios físicos diariamente e visitar regularmente seu médico contribui para a melhoria da saúde em geral e pode ajudar na prevenção deste câncer.

 

O câncer de próstata é hereditário?

Menos de 10% dos cânceres de próstata têm hereditariedade. Quanto mais jovem for o homem em quem o câncer for detectado, maior a probabilidade de haver um componente hereditário.

Selo empresarial
Conheça as empresas parceiras e saiba como fazer parte desta lista

A linda Claudnely Gontijo te convida pra você ir a partir desta quinta-feira (9) para Mmartan Divinópolis Tudo com até 50% de desconto. Parte da renda será revertida para a ACCCOM 😃🤩👏🏻 #mmartan #Acccom #CompreDoe — se sentindo animado

Cerca 7 meses atraz from ACCCOM's Twitter via Facebook

Compartilhe
Associação do Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas
Rua Topázio, 500, Niterói - Divinópolis - 35500-215 - Tel.: (37) 3512-1500
Todos os direitos reservados - © 2012 | 2013
Brustin Internet Creative