Cadastre-se em nossa newsletter
Assistência Social

A ACCCOM é uma entidade beneficente e filantrópica de Assistência Social, que de forma continua, permanente e planejada, presta e executa serviços, programas e projetos voltados prioritamente para a defesa e garantia de Direitos socioassistenciais das pessoas portadoras de câncer através da articulação com órgãos dirigidos ao público da politica de Assistência Social, nos termos da Lei nº 8.742 de 1993, bem como promove a cidadania de pessoas e famílias através de conhecimento socioeducativo e preventivo, contribuindo para o enfrentamento das desigualdades sociais durante o diagnostico e tratamento oncológico no SUS – Sistema Único de Saúde.

 

Principais Programas, Serviços e Projetos Socioassistenciais:

 

  • Serviço Social

O Serviço Social da ACCCOM estuda a realidade social dos usuários, propõe medidas e benefícios que venham ao encontro de suas necessidades. Realiza atendimento sócio assistencial aos pacientes e seus familiares, numa linha socioeducativa, prioriza o acolhimento, respeito e humanização, levando o paciente a refletir e a agir como coprodutor do seu processo saúde doença.

 

O Serviço Social viabiliza as informações disponíveis no tratamento oncológico, com uma abordagem individual ou em grupo, orienta, intervém, encaminha, é o elo entre o paciente e a instituição, através da socialização das informações, na busca de estar conhecendo as demandas e as reais necessidades dos pacientes, resgatando a autoestima, alegria, o prazer de viver destes indivíduos e das pessoas que participam direta ou indiretamente do tratamento. Promove autonomia e dignidade ao paciente, respeitando seus desejos, necessidades crenças e valores.

 

  • Custeamento de Exames e Consultas

Muitas vezes o paciente oncológico em tratamento ou em diagnóstico, encontra dificuldade no acesso a exames e consultas especializadas,  por falta de cobertura do SUS – Sistema Único de Saúde,  pela falta de referência na Pactuação do Sistema de Saúde, ou por motivo de urgência.

 

Para proporcionar apoio tanto ao diagnostico bem como auxiliar o tratamento, a ACCCOM, dentro da politica socioassistencial de garantia e defesa de Direitos, custeia as consultas, exames e procedimentos médicos, que podem ser realizadas em suas Unidades ou mesmos com profissionais credenciados e conveniados com a Associação.

 

  • Distribuição de Medicamentos

A ACCCOM,  cumprindo com a politica socioassistencial de garantia e defesa de Direitos fornece, aos portadores de Câncer,  prioritariamente aos mais necessitados, doação de medicamentos prescritos durante o tratamento oncológico, beneficiando assim, parcela da grande maioria  da população carente; os beneficiados apresentam receitas médicas e comprovam suas condições socioeconômicas mediante entrevista com profissional de Assistência Social.

 

  • Distribuição de Dietas Enterais e Suplementos Alimentares

 

 

 

 

Uma alimentação adequada é parte importante do tratamento oncológico. O paciente em tratamento pode apresentar alguns efeitos colaterais que podem interferir negativamente no estado nutricional. Nem todos os pacientes apresentam efeitos colaterais do tratamento contra o câncer, estes variam de paciente para paciente, não duram por muito tempo e uma alimentação adequada pode diminuir o mal estar que  provocado.

 

Os pacientes que se alimentam adequadamente durante o tratamento de câncer têm mais condições de vencer os efeitos colaterais causados, principalmente, pelos medicamentos e tratamentos neste período.

 

Os Suplementos Alimentares, conhecidos como dietas enterais, atuam no auxílio da minimização destes efeitos colaterais, auxiliam o bem estar do paciente, a manutenção do peso adequado e a melhor tolerância aos tratamentos realizados, melhorando assim tanto a saúde quanto a qualidade de vida dos pacientes.

 

Entretanto, muitos pacientes não tem condições financeiras para adquirir tais suplementos. Desta forma, a ACCCOM, através da sua política socioassistencial distribui tais suplementos durante o tratamento radioterápico e quimioterápico, prioritamente a pacientes carentes. Basta apresentar a prescrição nutricional ou médica e comprovar assim suas condições socioeconômicas mediante entrevista com profissional de Assistência Social.

  

  • Transporte Solidário 

Um importante serviço oferecido aos pacientes residentes na cidade de Divinópolis durante o tratamento oncológico é o Transporte Solidário. A ACCCOM, através de duas vans, busca e leva pacientes de suas casas para se tratarem no Hospital do Câncer, no Centro Assistencial ou no Centro de Reabilitação Oral.

 

Mensalmente são percorridos aproximadamente 4 mil quilômetros, das 6 da manhã até às 21 horas, proporcionando maior conforto, comodidade e rapidez, no deslocamento dos pacientes. Há também  a certeza de que os mesmos não irão abandonar o tratamento, seja por falta de transporte, ou por falta de condições financeiras para custear o deslocamento. Essa é a garantia de que o paciente não interromperá seu tratamento.

 

  • Remoções de Pacientes

Alguns pacientes, durante seu tratamento oncológico, não apresentam condições físicas, para que seu descolamento  ao hospital seja feito por um veículo comum, ou mesmo pelas vans do Transporte Solidário, sendo necessário que este seja feito por ambulância, equipada com oxigênio, aparelho ressuscitadores, entre outros. Muitos destes pacientes não tem condições financeiras  para arcar com este transporte, desta forma, a ACCCOM, pela sua politica socioassistencial de garantia e defesa de Direitos, através de ambulâncias conveniadas custeia este deslocamento, promovendo e garantindo assim a manutenção do tratamento oncológico destes pacientes.

Selo empresarial
Conheça as empresas parceiras e saiba como fazer parte desta lista

Palestra para os funcionários com a gerente assistencial da @acccom, Ivana Coura, sobre, Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde. #Acccom #ContraoCancer #PelaVida 👏🏻🏢😊 @ ACCCOM — at ACCCOM facebook.com/18753753130065…

Cerca 3 dias atrás from ACCCOM's Twitter via Facebook

Compartilhe
Associação do Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas
Rua Topázio, 500, Niterói - Divinópolis - 35500-215 - Tel.: (37) 3512-1500
Todos os direitos reservados - © 2012 | 2013
Brustin Internet Creative