Cadastre-se em nossa newsletter
Dia Nacional de Combate ao Fumo – 29 de agosto

 

 

 

        A ACCCOM – Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas – tem um trabalho contínuo de antitabagismo através da Prevenção, com palestras, orientações, informações e alertas sobre os malefícios do fumo. Segundo a enfermeira responsável pela Prevenção, Lilian Rodrigues, “é importante abordarmos permanentemente sobre o quanto o tabagismo é prejudicial à saúde, tanto para o fumante ativo, quanto, também, para o fumante passivo, ou seja, para quem convive com o fumante. Dizemos que o cigarro é o grande vilão do câncer, causa diversos tipos de câncer, além de causar, também, muitas outras doenças. Consideramos o Dia Nacional de Combate ao Fumo como uma oportunidade para falarmos para a população sobre os malefícios do fumo. ”              

 

A data

        Comemorado em 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986, pela Lei Federal 7.488,  foi a primeira legislação em âmbito federal relacionada à regulamentação do tabagismo no Brasil. Estava inaugurada, de forma ainda tímida, toda uma normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. Foi em meados da década de 80 que o consumo de cigarros pela população brasileira atingiu seu maior patamar. No final da mesma década, o primeiro inquérito nacional revelou que 32,4% dos brasileiros acima de 15 anos consumiam cigarros ou outros produtos derivados do tabaco (PNSN, 1989).

 

        Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde – o fumo é uma das principais causas de morte evitável, hoje, no planeta. Um terço da população mundial adulta – cerca de 1,3 bilhão de pessoas – fuma: aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina fazem uso de produtos derivados do tabaco. Nos países em desenvolvimento, os fumantes somam 48% dos homens e 7% das mulheres, enquanto nos desenvolvidos, a participação do sexo feminino mais do que triplica, num total de 42% de homens e 24% de mulheres fumantes.

 

        No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer, indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres).

 

Você sabia?

  • Que a fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas?
  • Que o tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos?
  • Que, no Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo?
  • Que crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças?

 

Benefícios de cessar o vício

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Veja o que acontece se você parar de fumar agora:

 Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

  • Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
  • Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
  • Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
  • Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
  • Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
  • Após 1 ano, o risco de morte porinfarto do miocárdio é reduzido à
  • Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.
  • Quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer.

Fonte: INCA – Instituto Nacional de Câncer

 

Informações para a Imprensa:

Consuelo Reis Fonseca – Gerente de Comunicação ACCCOM

+55 37 3512 1537  consuelo@acccom.org.br

 

 

 

Selo empresarial
Conheça as empresas parceiras e saiba como fazer parte desta lista

Hoje teve Bate Papo com os Homens, na ESF Planalto Vários homens atentos a prevenir não somente o câncer, mas a cuidar da saúde em geral! . #prevenção #prevenirocancer #novembroazul #cuidardasaude #cancerdeprostata #informação #homemquesecuida #ACCCOM #contraocancerpelavida

Cerca 2 dias atrás from ACCCOM's Twitter via Facebook

Compartilhe
Associação do Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas
Rua Topázio, 500, Niterói - Divinópolis - 35500-215 - Tel.: (37) 3512-1500
Todos os direitos reservados - © 2012 | 2013
Brustin Internet Creative