Cadastre-se em nossa newsletter
G37: ACCCOM lança ações do Outubro Rosa 2019 – 8ª. Caminhada pela Vida acontece dia 26.

 

 

 

 
 
 

      

 

       A Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas realizará dia 1º de outubro, terça-feira, 8 horas da manhã, em frente à entrada principal do Hospital do Câncer, o lançamento das diversas atividades para o Outubro Rosa, tradicionalmente conhecido como mês de prevenção do câncer de mama. Na noite anterior, dia 30 de setembro, as 18 horas, o Centro Oncológico e a Casa de Apoio serão iluminados na cor rosa, alusiva à data, para chamar a atenção e sensibilizar a comunidade.  Durante o lançamento estarão presentes diversos médicos do Hospital do Câncer/ACCCOM. Haverá sessão de fotos de pacientes que lutam contra o câncer de mama e posterior exposição em Divinópolis*. Na oportunidade serão apresentados os kits Outubro Rosa e Novembro Azul e a partir daí serão iniciadas as vendas.

 

        A 8ª Caminhada pela Vida será dia 26 de outubro, sábado, concentração a partir das 8 horas da manhã, na Praça da Catedral, saída prevista para as 9 horas, com a participação de médicos do Hospital do Câncer/ACCCOM, pacientes, funcionários, voluntários e comunidade envolvida na luta contra o câncer. Para animar e alegrar a Caminhada haverá a participação especial do Bloco do Cleo.

 

        A mastologista da ACCCOM/Hospital do Câncer, Dra. Lectícia Siqueira, orienta e dá as dicas de prevenção contra o câncer de mama: “Este é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres. Apesar de relativamente raro antes dos 35 anos, sua incidência cresce progressivamente com a idade, atingindo o pico entre os 50 e 70 anos. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis. Por isso é importante alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; praticar atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. É essencial a realização da mamografia para detecção precoce e aumento das chances de cura. Procure seu médico e cuide-se”!

 

        A paciente da ACCCOM, Maria Helena Daldegan Naves, fala de sua experiência e faz um apelo: “Quando encontrar qualquer anormalidade, a pessoa tem que procurar um médico de imediato, foi o que eu fiz. Eu fazia mamografia todo ano, mesmo assim, tive câncer de mama. A primeira médica me falava que eu estava com um carocinho do tamanho de um grão de feijão. Mudei de médica. Na hora a segunda médica mudou o procedimento. Descobriram 3 nódulos. Me tratei e terminei o tratamento há 1 ano. Hoje minha vida mudou. Através do câncer adquiri mais confiança na vida e nas pessoas, me redescobri e redescobri a vida através do sofrimento. Hoje vejo as coisas sempre de uma forma melhor, mais positiva. Confio mais em Deus, na vida e em mim. Não tenham medo de fazer o exame, de descobrir a doença, este é o apelo que faço a todas as mulheres”.

 

Kits Outubro Rosa e Novembro Azul

O kit da caminhada é composto por camiseta rosa, viseira, numeração, medalha e também a camiseta do novembro azul, que será lançada conjuntamente na mesma data. As vendas serão através da plataforma do Sympla, http://bit.ly/CaminhadaACCCOM ou na Casa de Apoio, Rua Niquelina, 620, Niteroi. O kit completo, com as duas camisetas, viseira, medalha e numeração, terá o valor de custo e também de venda de apenas R$54,90. Será possível a compra também em separado dos itens.

 

*Exposição fotográfica das pacientes ACCCOM

7 a 13/10/19: Luiz Fotógrafo;

14 a 20/10/19: Hiper ABC;

21 a 27/10/19: Câmara Municipal de Divinópolis;

28/10/19 a 31/01/20: Pátio Shopping Divinópolis.

 

Realização e parcerias
A ACCCOM realiza a 8ª Caminhada pela Vida em parceria com o Bloco do Cleo; Luiz Fotógrafo; Shopping Pátio Divinópolis; ABC Supermercados; Câmara Municipal de Divinópolis, MG e CSSJD. Os parceiros de mídia são: Tv Integração, Tv Alterosa, Sistema MPA, Rádio Sucesso, G37, Jornal Agora, Tv Candidés, Portal Gerais.

 

Outubro Rosa

Movimento popular conhecido em todo o mundo e comemorado anualmente. O nome se refere à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Iniciou nos Estados Unidos, nos anos 90, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuídos aos participantes da 1ª. Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e desde então promovida anualmente na cidade.  

 

Câncer de Mama

É uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. O câncer de mama tem cura, se descoberto no início.

Como prevenir?

 

Por meio da realização de alguns exames, principalmente do exame clínico das mamas e da mamografia. Todos devem ter cuidados com sua saúde, mas, para o controle do câncer de mama, algumas mulheres devem estar mais atentas e realizar exames periodicamente.

 

Quem deve estar mais atenta?

Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um posto de saúde para ter suas mamas examinadas por um profissional de saúde anualmente. Entre 50 e 69 anos, a mulher também deve fazer uma mamografia a cada dois anos. O risco de câncer de mama aumenta com a idade. Uma parte destas mulheres ainda tem o fator da herança genética e, por isso, é importante que procurem o médico para avaliar seu risco de desenvolver a doença. A mulher com mãe, irmã ou filha que teve câncer de mama antes dos 50 aos, ou câncer de ovário, deve, a partir dos 35 anos, realizar o exame clínico das mamas e a mamografia uma vez por ano.

 

Exame clínico das mamas e mamografia

O exame clínico das mamas é quando o médico ou enfermeiro observa e apalpa as mamas de sua paciente na busca de nódulos ou outras alterações. A mamografia é uma radiografia das mamas realizada por um equipamento chamado mamógrafo: é feita uma compressão das mamas para visualizar pequenas alterações, o que permite descobrir o câncer de mama em fase inicial.

 

Auto exame das mamas

O auto-exame não substitui o exame realizado por um profissional de saúde treinado. Entretanto, é importante que a mulher esteja atenta ao seu corpo e à saúde das mamas. Se você observar alguma alteração em suas mamas, procure imediatamente o médico.

 

Como a mulher pode perceber a doença

O câncer de mama pode ser percebido pela mulher como um caroço, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar avermelhada ou parecida com uma casca de laranja ou ainda surgirem alterações no mamilo ou bico do peito.

Também podem aparecer pequenos caroços na região embaixo dos braços, nas axilas. Lembre-se de que nem sempre essas alterações são sinais de câncer de mama. Procure um médico mesmo que não tenha alterações em suas mamas, porque o câncer de mama pode não ser percebido.

 

O que mais a mulher pode fazer para se cuidar

Não abusar de bebidas alcoólicas, não fumar, alimentar-se bem e praticar atividade que movimente seu corpo, tudo isso ajuda na prevenção de várias doenças, inclusive o câncer. Além disso, a amamentação e, principalmente, o controle do peso corporal depois da menopausa, podem prevenir o câncer de mama. Se a mulher for se submeter à reposição hormonal, é importante que converse com seu médico sobre riscos dessa prática.

 

HPV

Câncer de colo de útero

O que é o HPV?

O Papilomavirus Humanos (HPV), é capaz de induzir lesões de pele ou mucosa, as quais mostram um crescimento limitado e habitualmente regridem espontaneamente.

 

O HPV pode levar ao câncer?

O câncer de colo uterino é causado principalmente pelo HPV, transmitido através de contato sexual. Por isso, para combater o câncer de colo uterino é preciso, principalmente, se prevenir contra a transmissão do HPV e realizar o exame de prevenção (Papanicolau) de forma periódica para diagnosticá-lo precocemente.

 

Sintomas

Os sintomas do HPV costumam ser muito discretos ou inexistentes.

Manter uma alimentação saudável, não fumar, fazer exercícios físicos diariamente e visitar regularmente seu médico contribui para a melhoria da saúde em geral e pode ajudar na prevenção deste câncer.

 

Fonte: INCA – Instituto Nacional de Câncer  

Selo empresarial
Conheça as empresas parceiras e saiba como fazer parte desta lista

A linda Claudnely Gontijo te convida pra você ir a partir desta quinta-feira (9) para Mmartan Divinópolis Tudo com até 50% de desconto. Parte da renda será revertida para a ACCCOM 😃🤩👏🏻 #mmartan #Acccom #CompreDoe — se sentindo animado

Cerca 6 meses atraz from ACCCOM's Twitter via Facebook

Compartilhe
Associação do Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas
Rua Topázio, 500, Niterói - Divinópolis - 35500-215 - Tel.: (37) 3512-1500
Todos os direitos reservados - © 2012 | 2013
Brustin Internet Creative