Cadastre-se em nossa newsletter
Prevenção

 

Apesar dos significativos avanços recentes no tratamento do câncer, o controle da doença depende essencialmente de ações básicas de promoção da saúde, proteção específica e diagnóstico precoce. A educação é a pedra angular sobre a qual se apoiam todas essas ações. A informação e a mobilização social são fundamentais para que a população sinta-se sensibilizada a adotar um estilo de vida saudável e submeter-se a exames periódicos de detecção do câncer em sua fase inicial. A prevenção primária do câncer se refere a toda e qualquer ação de promoção de saúde e prevenção específica voltada para a redução da exposição da população a fatores de risco de câncer. O objetivo é diminuir a ocorrência da doença. A prevenção secundária abrange o conjunto de ações que permitem o diagnóstico precoce da doença e o seu tratamento imediato, aumentando a qualidade de vida e a sobrevida do paciente.

 

A ACCCOM, no cumprimento de sua proposta de combater o câncer na região Centro-Oeste de Minas, Alto São Francisco e parte do Sudoeste do Estado, desde a prevenção até o controle dessa doença, assegurando assim a implantação de ações específicas, propôs uma estratégia de interação da rede de saúde – da rede básica ao centro de referência – baseada fundamentalmente na educação continuada de profissionais de saúde e orientação da população, com o objetivo de redução da incidência de casos novos ou avançados de câncer.

 

Em janeiro de 2007 a Associação ampliou a sua atuação no combate ao câncer com a criação de um projeto voltado à prevenção e rastreamento desta doença. Em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, a ACCCOM desenvolve atividades de educação continuada em prevenção para profissionais de saúde, estudantes, grupos comunitários e atendimento em consultório itinerante, totalizando, de 2007 a 2012 um total de 82.050 participantes; 728 atividades de educação continuada; 8.602 atendimentos no consultório itinerante; 394 encaminhamentos; 1175 consultas de enfermagem na prevenção.

 

Dentro deste contexto e tendo em vista a situação da população das  regiões anteriormente citadas, consideramos essencial a manutenção e ampliação do trabalho conjunto com os órgãos públicos no combate ao câncer, interagindo desde a rede básica ao centro de referência, traçando o perfil atual de assistência, identificando prioridades e direcionando ações correspondentes e, principalmente, tornando profissionais de saúde, estudantes e representantes da comunidade, disseminadores de uma mudança cultural de conhecimento e desmistificação do câncer, imprescindível para os avanços em prevenção.

Ao vivo na rádio Transativa FM, em Dores do Indaiá, conversando com nosso amigo Carlos Alberto. ACCCOM, contra o câncer, pela Vida!

Cerca 8 horas atrás from ACCCOM's Twitter via Facebook

Compartilhe
Associação do Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas
Rua Topázio, 500, Niterói - Divinópolis - 35500-215 - Tel.: (37) 3512-1500
Todos os direitos reservados - © 2012 | 2013
Brustin Internet Creative