Cadastre-se em nossa newsletter
Julho Verde na ACCCOM com workshop e muita atividade

 

 

 

 

 

Associação destaca dia mundial e realiza workshop para médicos e enfermeiros da Rede Pública de Saúde

 

       O câncer de cabeça e pescoço, que inclui câncer de boca, laringe e demais sítios dessa região, segundo estimativas do INCA – Instituto Nacional de Câncer é hoje o segundo mais frequente entre os homens no Brasil, atrás somente do câncer de próstata. A intenção do Julho Verde, como a data ficou conhecida no País, é multiplicar informações sobre prevenção e detecção precoce dos cânceres que afetam as regiões da cabeça e do pescoço, tanto para o público em geral, quanto para os profissionais da Atenção Básica. Com o mesmo objetivo criou-se o dia mundial de combate ao câncer de cabeça e pescoço, 27 de julho. A ACCCOM participa dessas atividades e ilumina na cor verde o Centro Oncológico.

 

        Ainda segundo o INCA, estes tipos de tumores estão relacionados ao tabagismo e ao consumo de bebidas alcoólicas que aumenta em 19 vezes a chance de ter câncer nessa região. Outros fatores de risco associados são: má higiene dental e oral, refluxo gastro-esofageano e infecções pelo HPV ou Papilomavírus humano e EBV ou vírus Epstein-Barr. O diagnóstico precoce e o tratamento de tumores iniciais contribuem muito para o prognóstico. 

 

        “Existem alguns sintomas para esse tipo de câncer, como por exemplo, quando o tumor atinge as cordas vocais, pode causar rouquidão. Caso seja na parte mais alta das cordas, pode causar dificuldade de engolir. Caso o câncer atinja a boca, o paciente pode desenvolver uma ferida que não cicatriza”, explica Dr. Lívio Santos Cunha, cirurgião de cabeça e pescoço da ACCCOM/HSJD.´

 

        No dia mundial de combate ao câncer a Associação realizará o Workshop em Oncologia, dirigido a médicos e enfermeiros da Rede Pública de Saúde. Dr. Lívio Santos Cunha, cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital do Câncer/ACCCOM vai abordar o tema “Avaliação do paciente com suspeita câncer de cabeça e pescoço”; Dra. Isabela Rocha, “Linfoma”, hematologista do Hospital do Câncer/ACCCOM; Dra Fernanda Chaves de Freitas, “A importância do rastreio e do diagnóstico precoce”, oncologista do Hospital do Câncer/ACCCOM. Informações na Secretaria de Saúde de Divinópolis e na ACCCOM, 37.3512.1536 e 37.3512.1537. Além de iluminar o Centro Oncológico na cor verde para chamar a atenção para o assunto, a Associação conseguiu echarpes na mesma cor para pacientes e funcionários envolvidos, realizará panfletagem nos dias 27 e 30 deste mês. O objetivo das atividades é destacar a data e poder multiplicar informações sobre a prevenção do câncer de cabeça e pescoço. O workshop será restrito a convidados devido ao espaço limitado.

 

 

 

Deixa eu ver sua pele?

Para inscrições preencha o formulário clicando neste link ou na imagem abaixo.

 

VAMOS LÁ FAZER O QUE, SERÁ!

26/05 – 08:00 ÀS 12:00 – PROJETO EXPANÇÃO: PREVENÇÃO DE CÂNCER BUCAL E ORIENTAÇÃO AO CÂNCER EM GERAL – SEMUSA / PRAÇA VIVANO CALDAS – PRADO

PROJETO EXPANÇÃO: PREVENÇÃO DE CÂNCER BUCAL E ORIENTACAO AO CANCER EM GERAL – SEMUSA

– PRAÇA VIVANO CALDAS – PRADO
– Publico Alvo – POPULAÇÃO EM GERAL
– Objetivo – Orientação de câncer em geral

20/05 – 08:00 ÀS 12:00 – PROJETO ABC – PREVENÇÃO DE CÂNCER EM GERAL / AV. QUEROBINO MOURÃO FILHO, 800 – BELA VISTA PIUMHI

PROJETO ABC – PREVENÇÃO DE CANCER EM GERAL

– AV. QUEROBINO MOURÃO FILHO, 800 – BELA VISTA / PIUMHI
– PUBLICO ALVO – POPULAÇÃO EM GERAL
– OBJETIVO – ORIENTAÇÃO DE CÂNCER EM GERAL

Agradecemos sua doação

11ª OFICINA DE BEM COM VOCÊ

 

 

Você já se olhou no espelho hoje?  A paciente Marialva Oliveira relembrou como é importante se cuidar durante a 11ª oficina de maquiagem: ” De bem com você, a beleza contra o câncer”.  Uma parceria entre a ACCCOM e o Instituto ABIPEH, que já beneficiou mais de 120 pacientes. A beleza das pessoas está na capacidade de amar e encontrar no próximo a continuidade de seu ser.

 

Durante a programação da rádio minas o repórter Mateus Tavares falou da comemoração dos 22 anos da ACCCOM e dos serviços oferecidos gratuitamente para a população.
http://www.sistemampa.com.br/noticias/cidade/acccom-completa-22-anos-na-luta-contra-o-cancer-nesta-terca-2/
 
 
 
Na matéria do site do Sitema MPA de Comunicação parabeniza a ACCCOM pelos seus 22 anos de existência, e fala de todo o trabalho da instituição oferecido para a população.

ACCCOM completa 22 anos na luta contra o câncer nesta terça

 

A capa do Jornal Gazeta parabeniza os 22 anos da ACCCOM, e a matéria fala sobre todo o trabalho que a instituição oferece a população.

Selo empresarial
Conheça as empresas parceiras e saiba como fazer parte desta lista
Compartilhe
Associação do Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas
Rua Topázio, 500, Niterói - Divinópolis - 35500-215 - Tel.: (37) 3512-1500
Todos os direitos reservados - © 2012 | 2013
Brustin Internet Creative